![]() |
Crédito: Amanda Brogio |
Quando foi sua última maratona?
A palavra maratona que muito se relaciona ao universo esportivo, da corrida, agora é também usada como sinônimo de várias horas dedicadas a poltrona do sofá.
Esse deslocamento, da ação ao sedentarismo, tem como protagonista o streaming, assistir séries e “maratonar” entrou como uma nova forma de comportamento social.
Desta vez, o nosso site escolheu algumas séries que destacam um olhar sobre as representações do feminino.
Foram escolhidas as séries: Las Chicas del Cable (As Telefonistas); Coisa Mais Linda; One Day at a Time e The Handmaid’s Tale.
Nelas, percebe-se uma busca de sair da construção de estereótipos femininos, e, no mesmo movimento, mostrar diferentes papeis que as mulheres podem ocupam na vida social.
Vários temas são tratados pelas séries, temas, que ainda muitas mulheres vivenciam no seu cotidiano como violência, preconceito e falta de oportunidades de forma mais igualitária.
A pauta em voga cada vez ganha mais força e representatividade!
No último ano, mulheres denunciaram publicamente homens poderosos em casos de assédios. Organizaram manifestações em diferentes países contra o feminicídio e pela manutenção e ampliação de direitos. Criaram redes de apoio para ajudar vítimas de violência doméstica, de agressões e de estupros. Desenvolveram grupos de debate e de apoio mútuo nas redes sociais. Discutiram e condenaram o machismo, o racismo e a homofobia e trouxeram força para a nova onda de um movimento que tem mudado mentalidades e comportamentos.
Nunca fomos tão fortes!
Profª Drª Mirtes de Moraes
0 comentários:
Postar um comentário