A história se passa na pequena cidade de Roma, bairro classe média do México. Cléo, personagem principal, é a babá e empregada da famíl...

Home » » Contextualização: Roma

Contextualização: Roma

    A história se passa na pequena cidade de Roma, bairro classe média do México. Cléo, personagem principal, é a babá e empregada da família. O filme é focado no cotidiano do grupo e da protagonista: os momentos em família em frente à TV, café da manhã na mesa, o levar e buscar as crianças na escola, cuidar do cachorro, arrumar a casa, entre outros.        Desde o início é mostrado a solidão de Cleo e Sofia e é explorado os momentos de confidência e apoio entre as duas.
  Durante um ano ocorrem diversos episódios: a separação dos patrões, a partida do marido de Sofia, a gravidez de Cleo e o total descaso e abandono por parte de Fermin (com quem Cleo costumava sair).
  Apesar de ser tratado com a simplicidade do dia-a-dia, o filme retrata os desafios e dificuldades da mulher. Mostra-se o abandono por parte dos companheiros, as dificuldades de se manter uma família sozinha, a cobrança de manter uma casa limpa e organizada e a exigência, mesmo que implícita, da mulher estar sempre arrumada. Em um ponto, Sofia diz “não importa o que digam, nós mulheres, sempre estamos sozinhas”, que demonstra o drama e o reconhecimento da vida das personagens.

Nathaly Rodrigues Martins

0 comentários:

Postar um comentário