One Day at a Time é uma série de comédia que estreou em 2017 na plataforma Netflix . A história é baseada na sitcom homônima exibida no...

Home » » Contextualização: One Day at a Time

Contextualização: One Day at a Time



One Day at a Time é uma série de comédia que estreou em 2017 na plataforma Netflix. A história é baseada na sitcom homônima exibida nos anos 70.

O elenco conta com Rita Moreno, Justina Machado, Isabella Gomez, Marcel Ruiz, Stephen Tobolowsky e Todd Grinnell como personagens principais.

A história dessa família cubano-americana se passa em Los Angeles, Califórnia entre os anos de 2017 e 2019. Durante os episódios são tratados temas como política, problemas familiares, psicológicos, sexualidade, machismo, entre outros.

Penélope (Justina Machado) faz parte da primeira geração de cubanos-americanos de sua família. Juntamente com seus filhos Elena (Isabella Gomez) e Alex (Marcel Ruiz) e sua mãe Lydia (Rita Moreno), ela enfrenta os problemas diários de uma família comum, mas com as adversidades de serem imigrantes.

Por se passar entre 2017 e 2019, um dos assuntos importantes abordado é a Política. Nestes anos o presidente vigente é Donald Trump, político declaradamente racista, xenofóbico e conhecido principalmente por querer levantar um muro entre a fronteira dos EUA com o México, evitando assim a entrada de novos imigrantes. Em diversos episódios a família é advertida por falar alto demais, são mandados para “de onde vieram”, escutam que não pertencem aos EUA, entre outros. Todos os membros da família são evidentemente miscigenados, com exceção de Elena, que não é confundida por imigrante devido ao seus traços e tom de pele caucasiano. É evidente nos episódios a influência que este presidente possui nos demais estadunidenses e em como o ódio e o preconceito é destilado abertamente contra quem eles não consideram “americano”.

Outro assunto importante que é retratado é a questão das doenças psicológicas. Penélope, como uma veterana aposentada, sofre de estresse pós-traumático. Posteriormente descobre também que possui depressão e ansiedade e começa a tomar remédios. Sua mãe, Lydia, não aceita e diz que remédios são para loucos. Pensamento este que ainda é muito comum hoje em dia, principalmente entre os mais velhos. Após ver uma das crises de sua filha, Lydia concorda que ela deve continuar com a medicação, pois sabe que é isso que a ajuda a continuar em frente.

Na segunda temporada Elena (Isabella Gomez) se assume homossexual para a família. A série retrata a apreensão da adolescente em contar esse segredo e como os demais reagem. O mais interessante do episódio foi sua avó, Lydia, reagindo à notícia: em primeiro instante ela não aceita, por ser muito católica, mas depois argumenta que o Papa declarou que não se pode julgar os gays e ele é representante de Deus na terra, logo, se ele respeita os demais, quem é ela para não aceitar a sexualidade da neta. Já Penélope diz que aceita tudo isso, mas tem dificuldades para lidar, pois não sabe como orientar a filha em questões amorosas e sexuais. Além de explorar esse momento importante na vida de Elena, a série também mostra como é para a família receber essa notícia.


Elena começa a série com 16 anos, e já nessa idade é engajada com políticas sociais e ambientais, feminismo e outros temas afins. Em todos os episódios é ensinado ou falado algo sobre alguns desses assuntos, como por exemplo na terceira temporada onde Elena e sua namorada evitam de sair juntas na rua por sofrerem assédio de outros homens devido ao fato de serem lésbicas. O episódio retrata a forma possessiva e desrespeitosa que os homens têm em relação às mulheres.

Alex é o filho mais novo de Penélope, possui 15 anos na última temporada, e em uma dos episódios é pego usando vaping. Posteriormente sua mãe acha em seu quarto algumas gramas de maconha escondidas, momento este que ela aproveita para falar com o garoto sobre o que está acontecendo e os malefícios do uso de drogas.

Apesar de ser uma série atual com assuntos importantes e vigentes, a Netflix anunciou em 14 de março de 2019 que a 3º temporada seria a última da sitcom. Diversos fãs ficaram tristes com a notícia e começaram a fazer uma petição para o retorno da série utilizando a hashtag #saveodaat). Atendendo aos pedidos do público, o canal Pop resgatou a série e anunciou que teremos sim a 4º temporada, que estreia em 2020.

As 3 primeiras temporadas completas continuam disponíveis para os assinantes da Netflix por tempo indefinido até o momento.

Náthaly Martins

0 comentários:

Postar um comentário